top of page

Saudável é sinônimo de "dieta"?

Atualizado: 12 de dez. de 2019


Dietas ou regimes para perder peso são o oposto da alimentação saudável.

Além de restritivas, as dietas não são sustentáveis, ou seja, as pessoas não conseguem segui-las por muito tempo. E depois, quando voltam a comer conforme antigos hábitos, o que acontece? Pois é, em geral, o peso é recuperado e começa a corrida para a próxima dieta.


Para você, que sempre fez dietas para emagrecer, eu lhe convido a refletir sobre os seus hábitos alimentares hoje. Ao invés de excluir alimentos, a proposta é inversa: pense no que você pode incluir na sua alimentação, de que forma aumentar a variedade de alimentos, assim como, consumir mais alimentos in natura.

O importante é comer melhor, e não menos.

Os produtos tidos como fit, diet, ligth, são alimentos ultraprocessados e não são considerados "comidas de verdade". Por outro lado, comer "comida de verdade" mas tendo comportamentos restritivos como retirar alimentos que se gosta de comer (como o pão, a massa, o chocolate) ou até grupos alimentares  (como os carboidratos, por exemplo), também não é saudável.  Vale ressaltar que essas estratégias são aplicáveis, se houver indicação clínica para fazê-las.


A maneira de comer, o contexto da refeição e os aspectos culturais da alimentação vão determinar uma dieta saudável.

Respondendo:

A melhor dieta é aquela que você consegue manter para sempre, garantindo boas fontes nutricionais, comendo com prazer, sem culpa e cercadas de pessoas queridas.

bottom of page